Entenda qual é seu tipo de pele!

Muito se fala sobre skincare, dermocosméticos e os inúmeros tratamentos faciais que são sempre necessários. Porém, utilizar produtos que não são compatíveis com o seu tipo de pele pode causar sérios problemas dermatológicos, como acne, irritação, vermelhidão, coceira e ressecamento.

Entenda qual é seu tipo de pele!

Muitas vezes, a falta de tempo ou até mesmo o encantamento pelas campanhas publicitárias de algumas marcas nos levam a comprar o cosmético errado, desperdiçando dinheiro, tempo e o próprio produto. 

Por isso, antes de aplicar qualquer tipo de creme, sérum ou loções, já tenha conhecimento da tipologia da sua pele. Essa informação vai te direcionar aos ativos certos, o que proporciona um rosto hidratado na medida, bonito, saudável e rejuvenescido.

Pele não é tudo igual!

A pele é o maior órgão do corpo humano e exerce uma série de funções importantes, como proteção, regulação térmica, produção de melanina e descarte de toxinas. Embora tenha um mecanismo comum para todas as pessoas, ela tem características diferentes para grupos específicos. 

Conhecer a tipologia da pele é essencial para adotar os cuidados corretos e mantê-la sempre saudável. 

 

Veja como é simples a identificação:

- Pele normal

A pele normal é, geralmente, mais saudável e aveludada, pois produz gordura em quantidade suficiente, deixando o rosto sem excesso de brilho ou ressecamento. Apresenta poros pequenos e pouco visíveis.

- Pele seca

A pele seca é caracterizada pela perda de água em excesso, o que ocasiona irritações, coceiras e vermelhidão. Seu aspecto é bem mais ressecado, áspero e com tendência ao surgimento de pequenas linhas e fissuras. Além disso, apresenta pouca luminosidade, descamação e poros pouco visíveis.

- Pele oleosa

A produção de glândulas sebáceas em excesso deixa a oleosidade concentrada na zona T do rosto (testa, nariz e queixo). O seu aspecto é bem mais brilhante, espesso, com poros dilatados e forte tendência à formação de cravos e espinhas.

É comum que pessoas com esse tipo de pele queiram lavar o rosto o tempo todo para se livrar do aspecto gorduroso, mas é preciso cautela: quanto mais se lava, mais ela produz óleo. 

- Pele mista

A pele mista é a mais comum, sendo caracterizada pelo aspecto oleoso e com acne na zona T e ressecamento nas demais regiões do rosto. Os cosméticos desenvolvidos para esse tipo de pele costumam ter duas funções: controle de brilho e hidratação.

receba, prove, opine e leia as resenhas!

Faça o seu cadastro

Como tratar cada tipo de pele

Ao escolher seus produtos para skincare, identifique na embalagem se a recomendação é adequada ao seu tipo de pele. Não se esqueça que, independentemente da textura e características faciais, todas necessitam de uma boa limpeza antes da aplicação dos produtos, inclusive as peles mais secas.

Outro ponto em comum é que todas também necessitam de hidratação, incluindo as mais oleosas. Essa etapa é muito importante pois repõe nutrientes, previne o envelhecimento precoce, previne manchas e controla o brilho e a oleosidade.

Se, mesmo com todas essas dicas, você tiver dificuldade de identificar o seu tipo de pele, consulte um médico dermatologista para avaliação ou, caso queira, use  produtos indicados a todo tipo de pele. Procure os que sejam oil free, textura gel e tenham ácido hialurônico na composição, como o Neutrogena Hydra Boost Water Gel.

Para saber mais sobre produtos utilizados no skincare, te convidamos a participar da página do Beleza Lab. Aqui você encontra avaliações e depoimentos de pessoas reais sobre inúmeros produtos relacionados a todos os tipos de pele.

Clique aqui para conhecer as opiniões e fique à vontade para deixar a sua!

Avatar of Jonathan Reinink

May 2021

há 1 ano

Deixe um comentário

Todos os comentarios

    No Hay Comentarios

    “Se tu el primero"

Materias Relacionadas

Últimas Materias