Técnicas de maquiagem para pele negra

Toda mulher gosta de se sentir deslumbrante e receber inúmeros elogios, o que não é nada mal. Aliás, faz um bem danado para a autoestima! E a maquiagem nada mais é do que uma ferramenta que reforça aquilo que ela já tem de melhor.

Técnicas de maquiagem para pele negra

A pele negra é naturalmente linda e com características marcantes, pedindo produtos e cores diferenciadas para dar o destaque que ela tanto merece.

Não existe mistério ao maquiar a pele escura, mas truques para uma make impecável são sempre bem-vindos, né? 

Por ter uma alta quantidade de melanina, a pele negra é bem mais oleosa, o que impossibilita a fixação da maquiagem por horas a fio. Mas, considerando as características específicas de cada mulher, fica mais fácil escolher as texturas e as cores que mais se sobressaem nas negras, reduzindo erros na aplicação dos produtos e privilegiando as cores que mais enfatizam sua beleza.

Melhores produtos de maquiagem para a pele negra

Quem nunca perdeu tempo para descobrir qual tonalidade de base, pó ou blush ficam perfeitos na pele? Acho que todo mundo já passou por isso. Mas as negras, em especial, podem ter uma certa dificuldade em encontrar os produtos ideais para elas, uma vez que por anos o mundo da maquiagem foi bastante eurocentrado, ou seja, conduzido pelas tendências da pele europeia. 

Com o desenvolvimento da cosmetologia - e do bom senso -, a indústria mundial tem investido em cores, tonalidades e texturas que ofereçam um resultado variado e que realçam a beleza da mulher negra.

Para um look arrasador, listamos algumas técnicas de maquiagem para esse tipo de pele:

Limpeza

Assim como as peles orientais, com sardas e acneicas, as negras também precisam investir na limpeza e hidratação do rosto, especialmente para aumentar a durabilidade da maquiagem. 

Para tanto, é necessário promover a limpeza de pele com produtos específicos para o tipo de pele em questão. Uma dica de ouro é utilizar um primer para diminuir a aparência dos poros dilatados.

receba, prove, opine e leia as resenhas!

Faça o seu cadastro

Base, corretivo e pó

Esse é o momento crucial da maquiagem, pois a escolha do tom errado pode deixar o rosto... acinzentado. 

A dica é não comprar pelo "olhômetro", mas fazer o teste do produto na hora, aplicando um pouco na mão ou no próprio rosto, preferencialmente em ambiente com luz natural (já que muitas lojas de cosméticos tem luzes artificiais justamente para causar um impacto maior). 

Caso não encontre a base ideal para seu tom de pele, nada te impede de fazer a famosa “misturinha” para garantir um tom mais harmônico. Em relação ao corretivo, ele não deve ser muito mais claro que a pele: o recomendado é ser o tom exato - ou até um pouco menos.

Blush

Embora a pele negra seja corada naturalmente, o blush é essencial para dar aquela ruborizada sutil. 

A dica é evitar os tons muito claros, como rosa e salmão, já que o efeito não fica nada natural na pele negra. O ideal é apostar nos tons que se destacam com naturalidade e vitalidade, como o malva, marrom e terracota.

Iluminador

A pele negra cria um contraste maravilhoso com o iluminador, principalmente para fugir do visual opaco e sem brilho. O segredo para uma make que se destaca, mas sem ficar muito chamativa pelo artificial, é o uso de versões com brilhos dourados e perolados. Aplique um pouco nas têmporas e também no nariz para ver a diferença que esse produtinho faz.

Sombras coloridas

A maquiagem na pele negra oferece várias possibilidades de contrastes, combinações e cores nos olhos. Sombras cintilantes, metálicas, com tons de oliva, berinjela, café, cobre, dourado e roxo ficam lindas e bem modernas.

Os tons claros não são proibidos, mas faça um teste para verificar se o resultado não será acinzentado.

Valorização da boca

A mulher negra pode e deve valorizar a boca, investindo em cores vibrantes, como o batom pink, vermelho ou laranja. Os tons de nude também podem ser usados, se a intenção é valorizar os olhos. 

O gloss também é um grande aliado da pele negra, dando à boca uma aparência de lábios saudáveis e hidratados.

Com essas dicas, é possível inovar e inventar moda na hora da maquiagem, criando um estilo todo seu. Se você gostou da postagem ou tem alguma outra sugestão de maquiagem para a pele negra, deixe aqui nos comentários para aumentarmos a lista!


Quer dar sua opinião sobre produtos que já utilizou? Aproveite e acesse a página do Beleza Lab e ajude outras leitoras a escolher itens para makes em peles negras.

Avatar of Jonathan Reinink

Jan 2021

há 3 anos

Deixe um comentário

Todos os comentarios

  • Priscila

    Eu já fui maquiadora e na época não se via muitos produtos voltados para a pele negra, o que é um absurdo. Hoje às marcas estão tomar consciência de que todos tem que ser atendidos igualmente em todos os aspectos.
Base Líquida Urban Decay
Maquiagem
Base Líquida Urban Decay
4.72

39 avaliação

Batom Matte Ruby Rose
Maquiagem
Batom Matte Ruby Rose
4.65

150 avaliação

Quarteto De Sombras Glam Da Tracta
Maquiagem
Quarteto De Sombras Glam Da Tracta
4.71

14 avaliação

Materias Relacionadas

Últimas Materias