Medo da transição capilar?

Mulheres com cabelos ondulados quase sempre optam pelo alisamento dos fios, talvez por ser mais prático e não demandar horas na frente do espelho ajeitando as madeixas. Com isso, uma variedade de técnicas passaram a fazer parte desse universo, como progressiva, escova japonesa, marroquina definitiva e escova de chocolate.

Medo da transição capilar?

São tantas as opções que chega a ser difícil não aderir a essa solução.

Embora o liso seja lindo e tenha o seu lugar de destaque, os cacheados também têm a sua beleza e precisam ser valorizados. Além do que, existe um momento crítico da saúde capilar em que as mudanças químicas acabam afetando a saúde dos fios, principalmente se os produtos utilizados forem de má qualidade.

Por outro lado, a transição capilar está ganhando a preferência das brasileiras. Afinal, não deixa de ser cansativo ir periodicamente ao salão e passar por todo o processo químico de alisamento. 

Pensar em transição capilar chega a dar um certo medo? Relaxa: o processo demanda paciência - é preciso passar por diversas fases até que a curvatura do fio chegue ao seu estado natural -, mas sempre vale a pena.

O que é transição capilar?

A transição capilar pode ser considerada um grito de liberdade para as cacheadas. Chega a ser leve não ter que aderir aos padrões de beleza impostos pela sociedade. Ser quem você é, com certeza, é muito melhor!

Nesse contexto, a transição nada mais é que o processo de abandono de qualquer tipo de química, dando lugar ao cabelo natural, seja ele de qualquer curvatura. O problema é que, até chegar ao resultado desejado, o convívio com as duas texturas (alisada e natural) é inevitável, pois o procedimento não ocorre de um dia para o outro, exigindo paciência e cuidados constantes.

Encarar essa mudança pode tirar o sono de muita gente. À medida que o cabelo cresce, as pontas vão continuar lisas por um bom tempo, enquanto a raiz, sem química, fica mais volumosa.

Abandonar o alisamento pode ser considerado um desafio, pois é preciso  conviver com uma aparência diferente no passar dos dias. Por isso, além de lidar com os seus próprios pensamentos, é preciso ter força em dobro para enfrentar a opinião alheia. Pode ter certeza: é muita gente querendo fazer avaliações desnecessárias.

Esse é um período de auto aceitação e amor próprio. Por isso, seja  livre para ter o cabelo que desejar, cacheado ou alisado. Essa é uma decisão que só depende de você!

receba, prove, opine e leia as resenhas!

Faça o seu cadastro

Cuidados na transição capilar

Passar pela transição tem seus momentos complicados, mas pode ser menos traumático se você seguir algumas dicas:

Use produtos adequados a cabelos cacheados

Para que os cachos retornem de forma saudável é necessário fazer uso de produtos  adequados para a estrutura do fio. Como a madeixa crespa já é naturalmente ressecada, busque por produtos que nutram os fios e combatam o frizz.

Tenha uma rotina de tratamento

Uma rotina de tratamento ajuda as cacheadas a passar pela transição capilar de forma mais efetiva. Dessa maneira, aposte no cronograma capilar, agenda de cuidados básicos que é feita em quatro fases: hidratação, nutrição, reconstrução e umectação. 

Essa é uma técnica para deixar seu cabelo mais saudável e bonito durante o processo.

Evite as ferramentas de calor

O cabelo em transição é fragilizado devido aos inúmeros processos químicos de alisamento. Para transformá-los em fios mais fortes, evite secador, chapinha, babyliss e outras ferramentas de calor, que prejudicam as madeixas, podendo deixá-las arrebentadas e ressecadas.

Prefira secar os cabelos naturalmente, utilizando apenas a ajuda de uma toalha de microfibra ou de algodão. Na finalização você pode utilizar produtos para definir cachos, como desfrizantes, mousses e umidificadores.

Temperatura da água

Outra dica fundamental é tomar cuidado com a temperatura da água. Para o sucesso da transição capilar, procure sempre utilizar a água fria na lavagem dos fios, pois ela ajuda a fechar as escamas e evita possíveis danos no cabelo.

Agora que você sabe os truques para uma transição capilar sem medo, venha conferir e acompanhar algumas opiniões sobre produtos para cabelos cacheados aqui no Beleza Lab. Clique aqui e tenha acesso a retornos imparciais de usuárias comuns, assim como eu e você!

Avatar of Jonathan Reinink

Apr 2021

há 3 anos

Deixe um comentário

Todos os comentarios

    No Hay Comentarios

    “Se tu el primero"

Materias Relacionadas

Últimas Materias