Uma pele que parece estar sempre gordurosa, meio grudenta quando tocamos e, frequentemente, cheia de cravos e espinhas: é essa a pele oleosa. Ela tem os poros bem abertos e evidentes e, geralmente, a oleosidade está concentrada na zona T do rosto - que é a testa, o nariz e o queixo.
O produto, queridinho das brasileiras, atua na limpeza da pele - independentemente do tipo. Dessa forma, é claro que ajuda (e muito!) a conter a oleosidade nos casos em que ela é excessiva.
Funciona assim: a água micelar elimina as impurezas do rosto, além de reter a hidratação, remover a maquiagem e funcionar, sempre que possível, como um verdadeiro tratamento facial.
Tá, mas como escolher a melhor água micelar para pele oleosa?
É para responder a essa pergunta que as informações abaixo servem. Mas, tão importante quanto comprar o produto correto, é identificar se sua pele realmente é oleosa. Afinal, nem sempre temos certeza dessa característica - e a confusão pode gerar o consumo equivocado de cosméticos.
Todo o texto é baseado em dicas de especialistas e, claro, nas avaliações das consumidoras cadastradas na plataforma BelezaLab. Ou seja, nós nos espelhamos em opiniões de pessoas comuns, como eu e você, para darmos dicas de marcas e produtos que, de fato, valem a pena.
Vamos lá?
Uma pele que parece estar sempre gordurosa, meio grudenta quando tocamos e, frequentemente, cheia de cravos e espinhas: é essa a pele oleosa. Ela tem os poros bem abertos e evidentes e, geralmente, a oleosidade está concentrada na zona T do rosto - que é a testa, o nariz e o queixo.
Esse tipo de pele, por ter os poros abertos, acaba recebendo impurezas com mais facilidade e, por isso, lida com o excesso de brilho, secreção, cravos e espinhas. Mas, para tantos contratempos, há notícias boas: por causa da lubrificação, a pele oleosa apresenta mais tardiamente os sinais de envelhecimento.
Ainda assim, quem tem esse tipo de pele pode sofrer, por exemplo, com a maquiagem desmanchando em poucas horas. Isso se dá, também, por causa do excesso de oleosidade.
Para tratar a pele oleosa é preciso garantir sua lavagem e limpeza completa. Dessa forma, evita-se o acúmulo de resíduos nos poros, mantendo o rosto bem sequinho e limpo. Por isso, dica mágica: lave a face pelo menos duas vezes ao dia, sempre usando água fria.
E, claro, não podemos deixar a queridinha de fora: aposte na água micelar para pele oleosa! Ela pode ser uma aliada incrível no processo de tratamento.
A água micelar tem uma fórmula que colabora para a garantia de limpeza profunda da pele oleosa. Apesar de ter água no nome, esse item, tão importante, é apenas um dos ingredientes. O cosmético é composto, também, por hexilenoglicol, solvente, glicerol e umectante para a hidratação da pele.
Além dessas substâncias, o produto também tem polietilenoglicol, que atua como representante das micelas. Vem, daí, seu nome.
Estas são moléculas surfactantes, compostos orgânicos que possuem duas extremidades diferentes, sendo que uma delas é hidrofóbica, repelindo a água. E, por isso, depois de utilizar o produto, não é necessário enxaguar o rosto.
Todo esse papo de fórmula e substâncias é, basicamente, para te dizer que dentro das estruturas micelares há camadas hidrofóbicas que capturam as impurezas e moléculas oleosas dentro da pele. Em outras palavras, ao encontrar a sujeira, imediatamente a mandam para fora. E mais: quando agem dessa maneira, não alteram a barreira cutânea e não machucam a pele.
As fórmulas da água micelar não possuem componentes irritantes, diferentemente de alguns sabonetes faciais. Portanto, podem ser usadas tranquilamente por qualquer pessoa.
Sendo assim, fica bem claro que, dentre as diversas funções da água micelar, a principal é limpar. Parece óbvio, mas trata-se do primeiro passo do processo para cuidar da pele oleosa.Os benefícios se estendem, fazendo com que o produto possa substituir vários outros de tratamento facial, tais como:
Já que a água micelar elimina todas as impurezas do rosto, ela também pode servir como demaquilante. Caso você utilize maquiagens muito pesadas, ou à prova d’água, aí, sim, é preciso procurar uma fórmula específica para isso. Opções como a Água Micelar Nivea MicellAIR Expert, da qual falaremos em detalhes mais abaixo, são perfeitas para esse objetivo.
Afinal, com a água micelar, a garantia de limpeza é maior do que com o próprio demaquilante.
Se você procura tratamentos para a pele oleosa há muito tempo, já deve ter ouvido falar do matificante. Trata-se de um cosmético comumente recomendado para tratar esse tipo de pele. Isso porque ele sela o óleo e retarda o aparecimento da oleosidade.
E, felizmente, a água micelar também funciona como matificante. Ela garante a limpeza profunda da pele oleosa, servindo como suavizante para as peles irritadas e sensíveis.
O cleanser é um produto que também serve para limpar o rosto. Nas rotinas de cuidado facial, geralmente, ele é o primeiro passo.
É comumente recomendado para as peles mais finas, com propensão a dermatites, por exemplo, porque limpa sem muita agressão. E, por esses motivos, a água micelar também pode funcionar como um cleanser, limpando com suavidade e deixando o rosto hidratado e macio.
A água micelar, aplicada depois de limpar a pele, tem efeito de hidratação e luminosidade. Por isso, também pode substituir o primer no momento pré-maquiagem.
O tônico facial também é um produto super indicado para evitar a oleosidade da pele e a obstrução dos poros. E, por tal motivo, a água micelar não fica fora dessa.
Sua fórmula, geralmente, apresenta agentes de ação tonificante. Por isso, você também pode contar com esse produto para usar como tônico facial.
A poluição presente no meio ambiente acaba alterando o pH do nosso rosto e a água micelar ajuda nisso de forma muito benéfica. Ela age diretamente contra a absorção da poluição, reequilibrando o pH da pele.
Agora que você já sabe as - quase infinitas - possibilidades da água micelar, e sua importância para tratar as peles oleosas, deve estar se perguntando qual é a melhor para cada tipo de pele.
Para essa escolha, verifique, primeiramente, se a marca pretendida é indicada para pele oleosa. Só a partir dessa constatação é possível esperar que o produto atenda às especificidades e demandas prometidas.
Outro ponto imprescindível para analisar antes de efetuar a compra é a composição da água micelar. Então, de olho no rótulo! Dê preferência a opções que sejam livres de álcool, parabenos prejudiciais à sua saúde e outras substâncias que possam causar alergias ou outras complicações.
É importante que a escolha final seja por um produto que foi testado dermatológica e oftalmologicamente - e aprovado nos dois quesitos.
Na plataforma BelezaLab, algumas marcas de água micelar para pele oleosa já estão sendo bem avaliadas. É a partir desses reviews, e da relação entre custo e benefício de cada produto, que indicamos, abaixo, as opções que merecem uma chance.
A Nivea oferece várias opções de água micelar, dentre elas a Água Micelar Nivea Solução de Limpeza 7 em 1. Esse produto é indicado para todos os tipos de pele e, também, para uso noturno. Seus benefícios prometem limpar profundamente, demaquilar, tonificar, suavizar, refrescar, hidratar e acalmar a pele.
Outra opção da Nivea é a MicellAir Efeito Matte. Esta é indicada especificamente para as peles oleosas e mistas, porque tem efeito matificante. Além de limpar, demaquilar, refrescar e suavizar, ela remove a oleosidade e controla o brilho, deixando 0% de resíduo do produto.
No BelezaLab, as melhores avaliações da marca são as da Água Micelar Nivea MicellAIR Expert - que, por sinal, é uma das preferidas do mercado brasileiro. Diferente da opção anterior, esta é recomendada para todo tipo de pele.
Seu rótulo garante a sensação de não-oleosidade, enquanto a fórmula promete a limpeza profunda, aumentando a absorção de oxigênio e permitindo que a pele respire.
Ganha destaque sua tecnologia micelar em fórmula bifásica, pois, com isso, o produto é capaz de remover totalmente a maquiagem à prova d’água.
A L’Oréal Paris também oferece mais de uma opção de água micelar. Bem como a Nivea, a marca possui uma versão do produto específica para peles mistas e oleosas: a Água Micelar L’Oréal Efeito Matte.
Entretanto, se você procura pelo produto mais acessível, entra em jogo a Água Micelar 5 em 1 L’Oréal Paris. É uma das opções mais queridas das consumidoras - que, no BelezaLab, a recomendam bastante para peles oleosas.
Vale lembrar que a água micelar da L’Oreal foi desenvolvida para retirar a maquiagem por completo, principalmente na região dos olhos e lábios, além de remover a poluição, tonificar e limpar profundamente a pele.
A Neutrogena tem uma versão do produto com solução 7 em 1. Bem completa, né?
A Água Micelar 7 em 1 Purified Skin, sucesso nas avaliações do BelezaLab, se destaca pelo número de benefícios prometidos: limpar, demaquilar, purificar, refrescar, suavizar, desobstruir os poros e reduzir a oleosidade.
Por isso, pode ser uma ótima opção para as peles oleosas.
Essa marca também não tem álcool na sua composição. Sua fórmula é suave, respeita o pH da pele e não danifica sua barreira natural. A tecnologia da Neutrogena é outro grande destaque: exclusiva, chamada Tripla Micelar, possibilita a ação do produto em três aspectos diferentes da limpeza, ao mesmo tempo: na remoção da maquiagem, na sujeira e no excesso de óleo.
Outra opção com as funções da água micelar é a Solução Micelar Ultra, da La Roche-Posay. Esse cosmético, apesar de não ser, exatamente, uma água micelar, é uma versão do produto que integra à sua fórmula água termal. Assim, tem a capacidade de acalmar e suavizar a pele.
Há duas versões do produto: uma é indicada para todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis, enquanto a outra é foca especialmente na pele oleosa. É o caso da Effaclar Solução Micelar Ultra, que, enriquecida com zinco, purifica e atua no controle da oleosidade.
Além dessas características, o produto não possui parabenos, álcool, sabão e corantes em sua fórmula. Por isso, pode ser utilizado com segurança, inclusive em peles sensíveis.
A solução da La Roche-Posay é recomendada para uso de manhã e à noite; ou seja, iniciando e finalizando os rituais de cuidados com a pele. Na parte da manhã, ela minimiza a adesão de partículas de poluição, além de manter a hidratação da pele e controlar a oleosidade. Durante a noite, remove as impurezas e partículas de poluição, demaquila e combate os radicais livres da pele do rosto.
Para garantir os benefícios da água micelar para pele oleosa, deve-se evitar esfregar o algodão ao aplicá-la sobre a pele. O produto deve entrar em contato com o rosto de modo delicado, para que não agrida a região.
A forma ideal para aplicar a água micelar é com o auxílio de um borrifador. Se for utilizar o algodão, pressione por alguns segundos na pele, em seguida, deslize delicadamente para baixo para remover as impurezas e a maquiagem.
O produto pode ser usado antes de dormir e, também, substituir o sabonete em ocasiões emergenciais. Contudo, para tanto, garanta sempre que o produto seja o primeiro na sua rotina de cuidados com a pele.
Muitas vezes, de maneira equivocada, algumas pessoas aplicam a água micelar depois de ter passado protetor solar ou hidratante - o que é contraindicado. Afinal, essa ordem apenas retira o produto aplicado anteriormente, de modo que ele acaba não sendo absorvido totalmente pela pele.
Quem tem a pele oleosa e passa aperto com a prática de exercícios físicos, misturando suor e oleosidade, pode contar com a água micelar para diminuir tal efeito.
Voltando da praia ou da piscina, considere o uso também, já que a água micelar pode retirar os vestígios de protetor solar e, claro, reduzir a oleosidade da pele.
Sua pele é oleosa e você ainda não sabe qual é a água micelar ideal para seus objetivos de tratamento facial? Calma: nossa plataforma pode te ajudar bastante.
Aqui no BelezaLab você pode se beneficiar com as dicas de pessoas comuns, consumidoras reais dos produtos, para ter certeza do custo-benefício de cada um deles. Nossa escala de notas leva em consideração fatores como eficácia, durabilidade, textura e outros aspectos do cosmético.
Quer conferir essas dicas ou, até mesmo, fazer as suas próprias avaliações? Clique aqui e sinta-se em casa. :)
Beleza Lab
Jun 2020
Quem disse que só o corpo precisa de massagem? Nosso rosto possui músculos e também sofre a tensão do dia a dia. Talvez você não saiba, mas momentos de ansiedade podem fazer nosso semblante ficar mais fechado e sisudo, aumentando a formação de rugas e linhas de expressão. Graças à pandemia e a impossibilidade de frequentar salões de beleza e clínicas de estética para "dar um jeito" nessa demanda, a massagem facial pode ser feita em casa, mesmo. Ela pode e deve ser realizada por quem deseja ter um rosto leve, relaxado e livre das marcas de expressão que tanto nos incomodam.
Apr 2021
Você, com quase toda certeza, deve ter uma rotina de skincare, mas talvez não esteja ligando o nome à ação. É aquele cuidado diário com a pele, que não chega a ser uma obrigação, mas um momento que se tira durante o dia para o autocuidado e relaxamento.
Jan 2021
Quem tem pele oleosa sabe que a batalha contra o excesso de brilho não é nada fácil. Além dele, o excesso de produção de sebo deixa o rosto com aparência pesada, causa poros dilatados e aumenta a tendência a desenvolver acne.
Jan 2021
Por ser mais exposta a raios solares e, em geral, mais fina do que a pele do corpo, é normal que a rotina de cuidados com o rosto seja mais intensa. Isso não significa, porém, que o corpo deve ser deixado de lado.
Jun 2021
Pode ser que você já possua uma rotina de skincare diária. Se esse é o caso, sabe que manter a constância na aplicação dos produtos é importante para um bom resultado final. Isso, porém, pode não ser tão fácil hoje em dia. Os produtos multifuncionais podem te ajudar nessa tarefa!
Jun 2021
O mercado de cosméticos sustentáveis tem crescido exponencialmente, acompanhando o interesse dos consumidores. Hoje, 50% dos indivíduos buscam por produtos formulados com ingredientes naturais e 29% dos brasileiros preferem comprar de empresas com práticas sustentáveis.
May 2021