Pele oleosa? Ativos para observar no rótulo dos produtos

Quem tem pele oleosa sabe que a batalha contra o excesso de brilho não é nada fácil. Além dele, o excesso de produção de sebo deixa o rosto com aparência pesada, causa poros dilatados e aumenta a tendência a desenvolver acne.

Pele oleosa? Ativos para observar no rótulo dos produtos

Essa condição gera um grande desconforto porque, além dos cravos e espinhas, o aspecto gorduroso da face pode causar constrangimento no convívio social.

E, até onde se sabe, não existe medicamento para pele oleosa - pelo menos não daquele tipo que você toma de noite e acorda no dia seguinte com o rosto lindo e deslumbrante.

O que de fato combate a oleosidade é uma rotina de cuidados diários. Embora algumas pessoas achem enfadonho repetir o mesmo processo todos os dias, não há dúvidas que os benefícios são enormes. A melhora na estética acaba refletindo em bem-estar, autoestima elevada e a felicidade de andar por aí sem algum tipo de embaraço.

Tratamentos que renovam a beleza da pele

Pessoas com pele oleosa tentam de tudo para deixar o rosto com aspecto mais sequinho. Algumas, inclusive, acham que só lavar o rosto duas vezes ao dia já é o suficiente, mas não é bem dessa forma que as coisas funcionam.

Assim como os demais tipos de pele, a oleosa também necessita de tratamento completo, mas com produtos que contenham ativos específicos, capazes de combater a oleosidade.

Nesse sentido, não adianta encher seu banheiro com grandes quantidades de itens para rosto se não observar o rótulo da embalagem. 

É comum as pessoas comprarem itens de beleza pela embalagem, pela marca, por indicação de amigos e esteticistas - e não tem nada de mal nisso. O que não pode acontecer é se esquecer de ler o rótulo ou desconhecer as substâncias que podem ser aplicadas no seu tipo de pele.

Para que você não erre na hora de comprar seus dermocosméticos daqui em diante, elaboramos uma lista de ativos que devem estar descritos nos rótulos de produtos que prometem cuidar bem da pele oleosa.

receba, prove, opine e leia as resenhas!

Faça o seu cadastro

Ácido salicílico

Se você tem pele oleosa, itens com ácido salicílico não podem faltar no seu skincare. Isso porque ele promove uma esfoliação suave e reduz o processo inflamatório, ajudando a diminuir a produção de sebo. 

Ele também reduz acne e melhora a textura da pele.

O Tônico Proofing Neutrogena é um desses produtos que limpa, reduz  e trata acne profundamente, sem agredir a barreira natural da pele, além de prevenir novas crises de acne. Com microesfera esfoliante e ácido salicílico, ele remove o excesso de sebo e desobstrui poros.

Outro produto muito bem avaliado aqui no Beleza Lab é o sabonete líquido Actine, que contém ácido salicílico e limpa a pele sem agressões, diminuindo consideravelmente o aparecimento de cravos e espinhas.

Antioxidantes

Cuidar da saúde da pele é também uma forma de impedir que ela envelheça mais rápido do que seria o "natural". Pode acreditar: raios solares, excesso de poluição, fumo e bebida aceleram - e muito - esse processo. 

O contra-ataque vem dos antioxidantes - que, como o nome diz, atrasam a oxidação, protegendo as células sadias contra ação dos radicais livres.

A pele oleosa também tira muito proveito desse ativo na rotina de cuidado diário. Você pode optar por produtos multifuncionais, como o Antioxidante Hidratante Sallve para essa finalidade. Trata-se de um sérum-gel que trata a área dos olhos, rosto e pescoço, combinando a hidratação do ácido hialurônico a 5 antioxidantes: nano vitamina C, vitamina E, resveratrol, niacinamida e cafeína.

Ele controla a oleosidade, minimiza poros dilatados, previne linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom, suaviza manchas e diminui inchaço e olheira, devolvendo a luminosidade e o viço da pele.

Proteção solar

Esse ativo aqui é de lei! Os raios ultravioletas são muito nocivos à saúde da pele oleosa. Quanto mais se expõe a pele ao sol sem proteção, mais ela fica danificada, causando envelhecimento precoce, erupções, manchas, problemas oculares e até câncer de pele.

O ideal para evitar toda essa lista de efeitos colaterais é buscar um filtro solar, como o Anthelios XI Protect Fps 60, que garante a proteção do espectro Anti-UVA, UVB e radicais livres induzidos por agentes externos.

Além disso, oferece alta proteção, é livre de óleo e tem rápida absorção, o que possibilita alta proteção UVA/UVB.

Outra boa dica - e que é mais em conta - é o UV Defender Fator 60, da L'Oreal. Além de ser mais barato que o Anthelios, ele é super eficiente e traz os mesmos benefícios que o concorrente. 

Purificantes 

Se você quer combater a oleosidade e ainda oferecer frescor à pele, busque os purificantes, como o Serozinc, da La Roche-Posay. É um spray facial que reduz o excesso de brilho e o surgimento de lesões de acne. 

Com água termal e rico em zinco, ele controla a produção de sebo e tem propriedades matificantes que limpa, acalma e purifica a pele, podendo ser usado ao longo do dia para evitar que o rosto fique grudento e brilhante.
 

Uma boa rotina de cuidados e os ativos adequados podem ajudar a combater a oleosidade que tanto incomoda a maioria de nós.

Para saber mais sobre produtos utilizados no skincare, te convidamos a participar da página do Beleza Lab. Aqui você encontra avaliações e depoimentos de pessoas reais sobre inúmeros produtos que vemos por aí e ainda não sabemos se realmente são eficazes.

Clique aqui para conhecer as opiniões - e fique à vontade para deixar a sua!

Avatar of Jonathan Reinink

Jan 2021

há 3 anos

Deixe um comentário

Todos os comentarios

  • Priscila

    Depois que vc aprende a cuidar e entender sua pele, ela naturalmente se equilibra
Actine Sabonete Líquido
Cuidado para o Rosto
Actine Sabonete Líquido
4.80

591 avaliação

Antioxidante Hidratante Sallve
Cuidado para o Rosto
Antioxidante Hidratante Sallve
4.62

50 avaliação

Tônico Sem Álcool Acne Proofing Neutrogena
Cuidado para o Rosto
Tônico Sem Álcool Acne Proofing Neutrogena
4.83

41 avaliação

Materias Relacionadas

Últimas Materias